O que são

Arquétipos

De marcas?

Os arquétipos de marcas, apresentados por Carl Jung na década de 1930, são entendidos como representações de um conteúdo inconsciente que passam para a dimensão da consciência e da percepção, compostos de imagens fixadas por meio dos tempos e depositadas no inconsciente coletivo, onde reagem e possuem funções eficazes.

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Arquétipo do Inocente

Não preciso de muito para ser feliz.

Definição

Quando o inocente se faz presente e ativo em uma marca, ele desperta em seus consumidores a certeza e a tranquilidade, desperta em sua mensagem ideias positivas e esperançosas, se utilizando de imagens simples e nostálgicas. O Inocente em uma marca, é otimista preferindo ser sempre o mesmo e não gostando de mudanças.

Aplicações

O Inocente luta pelo bem de seus consumidores e busca oferecer o produto adequado, que compartilhe coisas boas, valores como simplicidade e respeito. Esse arquétipo acredita em consumidores leais, mantendo um laço com estes de comprometimento e amizade, cumprindo suas promessas e se baseando em valores perenes e duradouros.

Características

  • Otimista
  • Feliz
  • Simples

Marcas relacionadas

  • Johnson & Johnson
  • Coca-Cola
  • Minamel
  • Natura
  • Suco do bem™

Arquétipo do Explorador

Existe um mundo a ser descoberto.

Definição

Quando o arquétipo do Explorador está presente no DNA da marca, seu propósito maior é o de construir uma jornada proporcionando experiências marcantes a seus consumidores. Marcas com esse arquétipo gostam de contar histórias e se abastecer de aventura em suas comunicações, assim como nas experiências que criam para seus clientes.

Aplicações

Marcas com esse arquétipo elevam a sua coragem e ousadia para seus consumidores, evocando liberdade e curiosidade. Geralmente trata-se o explorador em marcas automotivas, mas essa sintonia também se aplica a brinquedos que encorajam crianças a pensar em coisas novas e testar possibilidades.

Características

  • Coragem
  • Liberdade
  • Experiência

Marcas relacionadas

  • Jeep
  • Água da Serra
  • Land Rover
  • Timberland

Arquétipo do Sábio

O conhecimento liberta.

Definição

Quando o sábio se faz ativo no DNA das marcas, um grande interesse em
aprender por aprender é despertado em tudo que estas comunicam e fazem. O predomínio deste arquétipo no perfil da marca fortalece as relações de motivação, auto-conhecimento e aprendizado constante, seja para seus consumidores, quanto colaboradores que fazem a marca acontecer.

Aplicações

A assertividade nas informações e dados fazem parte do DNA das marcas com esse arquétipo. Marcas de produtos extremamente sistemáticas, dados lógicos e mensuráveis, demanda de informações, constróem o perfil dos produtos e serviços gerados por essas marcas.

Características

  • Sistemática
  • Pesquisadora
  • Curiosa
  • Engessada
  • Pragmática

Marcas relacionadas

  • Globo News
  • Futura
  • IBOPE
  • Geração de Valor

Arquétipo do Herói

Um por todos, todos por um!

Definição

O arquétipo do herói ativado no DNA de em uma marca, a fortalece em ações que promovam o desafio da conquista. Marcas com esse arquétipo sentem-se afrontadas pela injustiça e respondem de forma rápida e objetiva à crise ou à oportunidades que possam surgir.

Aplicações

Este arquétipo pode ser percebido frequentemente com produtos esportivos. Ele também pode ser utilizado para marcas ligadas a causas sociais, como ONGs ou instituições de amparo social. Marcas que lutam pela busca da influência no comportamento de um determinado consumidor e na construção de experiências visando um maior bem estar da sociedade no longo prazo traduzem o arquétipo do herói.

Características

  • Proatividade
  • Crença no propósito
  • Auto-conhecimento
  • Auto-suficiência
  • Miopia de mercado

Marcas relacionadas

  • Nike
  • Gatorade
  • Cruz Vermelha
  • Linha Automotiva Anjo

Arquétipo do Fora da Lei

Melhor ser pirata do que marinheiro.

Definição

O arquétipo do fora-da- lei é conhecido também como revolucionário, ou no cinema, o anti-heroi. Ele é fiel as contradições culturais e as mesmas relações impostas pela sociedade. Este arquétipo, quando ativado em uma marca, libera paixões reprimidas da sociedade quebrando paradigmas e dogmas.

Aplicações

No mundo das marcas, este arquétipo trata de conflitos e tabus muitas vezes não tocados na publicidade tradicional. O fora-da-lei possui valores discordantes e revolucionários, promovendo muitas vezes, a contra-cultura. A propaganda contraintuitiva apresenta muito desse arquétipo.

Características

  • Segurança
  • Argumentação
  • Auto-estima
  • Independência
  • Desprendimento, impulso

Marcas relacionadas

  • Harley-Davidson
  • Quem disse, berenice?
  • Diesel
  • Lost
  • Chilli Beans

Arquétipo do Mago

Transforme seus sonhos em realidade.

Definição

Quando o arquétipo do mago está ativo na identidade de uma marca, seu propósito maior é a transformação, gerando conhecimento aplicado. Marcas com esse arquétipos são engajadas nos processos de mudança, muito competentes na autoria de suas produções.

Aplicações

Marcas com esse arquétipo buscam transformar vidas por meio do conhecimento e da informação. Escolas e Universidades passam em sua comunicação e em sua essência esse arquétipo promovendo o empoderamento de seus consumidores por meio da informação.

Características

  • Coragem
  • Liberdade
  • Experiência
  • Inovadores
  • Prepotência
  • Manipuladora

Marcas relacionadas

  • Disney
  • RedBull
  • Empória Branding
  • Absolut

Arquétipo do Cara Comum

Somos os mesmos e vivemos.

Definição

A ativação do arquétipo do cara comum nas marcas, evoca simplicidade em seu discurso e na sua postura de comunicação. O objetivo dessas marcas é igualar seus consumidores em uma cultura que os aceite, tornando-os parte de um grupo ou sociedade.

Aplicações

Geralmente essas marcas não apreciam artificialismos, tendendo a valorizar o
nivelamento entre seus consumidores, evocando valores regionais, familiares, como uma comunicação que traga o almoço de domingo em família. Comum é ser simples para esse arquétipo.

Características

  • Pureza
  • Simplicidade
  • Natural

Marcas relacionadas

  • Hering
  • Renner
  • Havaianas
  • Tang
  • Anjo

Arquétipo do Amante

Você é a razão da minha existência.

Definição

Marcas ativadas pelo arquétipo do amante não se contentam com superficialidades, evocando um tipo mais profundo de conexão com seus consumidores e discurso. Uma relação mais original e pessoal com seus consumidores. Esse tipo de relacionamento com seu público exige um envolvimento conectivo com muito mais conhecimento, honestidade e paixão.

Aplicações

O arquétipo do amante ativado as marcas, trabalha com produtos que sejam exclusivos, raros e customizados, mas principalmente, que gerem experiências conectivas. Geralmente está ativo em marcas de cosméticos, jóias, moda, turismo e bebidas. Para que uma empresa seja capaz de alcançar este arquétipo, precisará oferecer experiências de compra, produtos de alta qualidade e envolvimento, personalizando-os ou mesmo tendo uma customização em seus serviços.

Características

  • Aproximação de marca
  • Experiência
  • Atendimento do consumidor
  • Cegueira de mercado
  • Auto-confiança

Marcas relacionadas

  • Tiffany & Co
  • Cacau Show
  • Kopenhagen
  • Chanel

Arquétipo do Bobo da Corte

Sorria, você está sendo filmado!

Definição

Quando o arquétipo do bobo da corte está ativado no DNA de uma marca, busca se divertir trazendo a espontaneidade e recuperação do espírito infantil de forma leve e lúdica em seus discursos. Marcas com o arquétipo do bobo da corte ajudam seus consumidores, pelos seus serviços oferecidos, a viver a vida desprendidamente, de forma espontânea e mesmo assim, intensa.

Aplicações

Na personalidade da marca, esse arquétipo se solta completamente, demonstrando aos seus consumidores, uma postura desprendida, solta e natural. Geralmente marcas de bebida, canais de televisão e Youtubers utilizam desse arquétipo trazendo descontração e ironia para suas comunicações.

Características

  • Aproximação
  • Alegria

Marcas relacionadas

  • Fanta
  • Skol
  • Nickelodeon
  • Axe
  • M&M’s
  • Pepsi

Arquétipo do Prestativo

Em que posso ser útil?

Definição

Marcas ativadas pelo arquétipo do prestativo são altruístas, possuem compaixão, são generosas e buscam ajudar e auxiliar seus clientes e consumidores. Geralmente essas marcas levantam as bandeiras de seus clientes e são muito representadas em marcas B2B, temendo a instabilidade e a dificuldade, tanto para sua marca, quanto para de seu cliente e parceiro.

Aplicações

Suas principais ativações estão em atividades relacionadas a serviços, B2B, assim como consultorias e assessorias. Para marcas com esse arquétipo as inquietações dos consumidores/clientes, também são suas preocupações. Os produtos e serviços oferecidos pelas marcas com esse arquétipo auxiliam os clientes a cumprirem seu papel de mercado e socialmente, otimizando ações e guiando projetos e necessidades.

Características

  • Altruísmo
  • Generosidade
  • Cocriação

Marcas relacionadas

  • Metalenge
  • Nestlé
  • Amazon

Arquétipo do Criador

Se pode ser imaginado, pode ser realizado.

Definição

Quando o arquétipo do criador é ativado nas ações das marcas, geram em seus produtos ou nos seus usuários, o senso criativo e produtivo. As marcas desse arquétipo buscam elevar a auto-estima de seus consumidores ou colaboradores.

Aplicações

Marcas que se expressam não apenas de forma criativa, mas de forma produtiva podem ser identificadas por esse arquétipo. Marcas de decoração, moda, pintura, móveis, carros e brinquedos, proporcionam para seus usuários, ferramentas criativas e que geralmente tendem a prestar alguma assistência nas necessidades diárias. Marcas com o arquétipo do criador, passam um sentimento de pertença e construção a seus consumidores, evocando um status único a seus produtos e serviços.

Características

  • Criatividade
  • Coletividade
  • Empatia
  • Prepotência

Marcas relacionadas

  • Faber Castell
  • Imaginarium
  • LEGO
  • Google
  • 3M
  • Post it

Arquétipo do Governante

Tudo o que eu quero, eu conquisto.

Definição

O arquétipo do governante é ativado em marcas que estão no controle e em posição de liderança. Essas marcas não chegaram no topo por acaso, se apresentando como empresas extremamente responsáveis, pioneiras em seus segmentos e que possuem organização, confiabilidade e respeito seja pelos seus clientes, como até pelos seus concorrentes.

Aplicações

Os produtos e serviços relacionados ao arquétipo do governante
repassam aos seus consumidores o status de poder contido na marca, gerando prestígio e características de glória. Cartões de crédito, instituições financeiras, empresas de tecnologia, são exemplos, mas também, toda e qualquer marca que lidere seu setor, pode se tornar uma marca governante.

Características

  • Líder no seu seguimento
  • Competência
  • Responsabilidade

Marcas relacionadas

  • Friboi
  • Mercedes
  • Porto Seguro
  • Refisa

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